Títulos de Nossa Senhora

Cuba - Nossa Senhora da Caridade do Cobre
Padroeira de Cuba

Cuba - Nossa Senhora da Caridade do Cobre - Padroeira de Cuba

Há duas versões descrevendo o aparecimento da imagem. Na primeira, o escravo negro João Moreno em companhia dos irmãos Juan e Rodrigo de Hoyos, indígenas do país, ao saírem para coleta de sal, avistam no mar um objeto branco que não conseguiam identificar. Ao se aproximarem, verificaram tratar-se de uma imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços, em seu pedestal de madeira se lia: “Eu sou a Virgem da Caridade”. O que mais os surpreendeu foi que as roupas que vestiam as imagens estavam completamente secas. A estátua foi transferida para uma aldeia chamada El Cobre e, a partir dessa aparição, a devoção à Virgem da Caridade do Cobre propagou-se rapidamente em toda a ilha de Cuba.

Outra versão diz que ela foi encontrada nas águas do Mar das Caraíbas, por Alonso Ojeda, comandante do exército espanhol que, em sério perigo de naufrágio, clamou à Virgem, prometendo erguer-lhe uma capela se fosse salvo.

Nossa Senhora da Caridade foi proclamada padroeira de Cuba no início do século XX, 10 de maio de 1916, pelo papa Bento XV, e solenemente coroada em 20 de janeiro de 1936, em Santiago de Cuba, na presença de uma grande multidão.

Em 24 de janeiro de 1998 o Papa João Paulo II coroou a estátua da Virgem da Caridade como Rainha de Cuba.

Hoje a Virgem da Caridade do Cobre é venerada também fora de Cuba, em diversos países da América Central e na Espanha. Em Miami, nos Estados Unidos, também há um Santuário a ela dedicado. Sua festa é celebrada no dia 8 de Setembro.

 

 
Todos Direitos Reservados