Chile - Nossa Senhora de Maiapu ou Nossa Senhora do Carmo de Maipu
Padroeira do Chile – Possui a Basílica La Merced na cidade de Santiago
Durante o período da conquista da América, Santa Tereza D’Ávila junto com São João da Cruz completam na Espanha a reforma da Ordem Carmelita. Dessa forma, a devoção à Virgem do Carmo se expande e chega ao Novo Mundo no século XVI.
Durante as guerras pela independência chilena os nacionalistas designam Nossa Senhora do Carmo como padroeira do seu exército. Após o final das lutas, os combatentes vitoriosos construíram à Virgem do Carmo um templo próprio na cidade de Maipu.
Na bandeira do Chile foi colocada uma estrela branca no céu azul simbolizando a Virgem do Carmo, Patrona do Exército. A Cruz de Maipu, símbolo da religiosidade e da luta do povo chileno, é ostentada em todas as dioceses do país, trazendo sobre as cores vermelho e azul, a estrela branca de Maria.
Segundo os bispos do Chile, “o Santuário de Maipu será o santuário onde poderemos conhecer e honrar da melhor forma Maria e a reconheceremos como a verdadeira estrela do Chile ... Estrela onde resplandecem as virtudes que tornam possível e fecunda a convivência: respeito, confiança, amor responsável.
Estrela que guia, que indica o caminho ... Será lugar de oração e de oferendas onde os católicos renderão graças, farão pedidos em sua condição de filhos, farão penitências e A louvarão em seu nome e em nome de todo o Chile”.
Em cada lar daquele país são encontradas as mais diversas formas de representação da "Carmelita", como é carinhosamente conhecida no Chile.
Fonte: http://www.virgemperegrina.com.br/historia/mae_america/chile/carmo_ maipu.asp, em 25/11/2009.