Investidura na Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém


Amados irmãos em CRISTO e Maria! Quero compartilhar com vocês mais uma graça a mim concedida por DEUS:

No dia em que comemoramos a Festa de Nossa Senhora da Palestina, 30/10/2013, em conjunto com sete Cavaleiros, fui investida no grau de DAMA na PONTIFÍCIA ORDEM EQUESTRE DO SANTO SEPULCRO DE JERUSALÉM, Lugar-Tenência Rio de Janeiro– Brasil.

A cerimônia de Investidura ocorreu por meio de Santa Missa Solene, presidida por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Prior da Ordem, na Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória ou Imperial Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro.

A Igreja é considerada uma das jóias da arquitetura colonial do Brasil e um dos mais característicos monumentos da cidade do Rio de Janeiro. Localizada no Outeiro da Glória, outrora chamada "Morro do Leripe" ou "Uruçumirim", apresentava-se abrupto sobre o mar e era o local, descrito por Mem de Sá, onde se encontrava a "fortaleza de biroaçumirim...com muitos franceses e artilharia." É um dos locais mais importantes na historiografia carioca. Primeiro, porque foi aí, com a vitória dos portugueses, que se firmou o domínio luso na cidade; depois, porque foi neste solo que caiu ferido mortalmente seu fundador Estácio de Sá.  A igreja do Outeiro da Glória também é o lugar onde foram batizados todos os membros da Família Imperial brasileira.

Agradeço, em especial, o Revmo. Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano da Cidade do Rio de Janeiro, Grão-Prior da Ordem no Rio de Janeiro; ao Exmo Sr. Dr. Gustavo Miguez de Mello, Lugar-Tenente da Ordem no Rio de Janeiro; à Exma Sra. Dama Isis Penido e ao Exmo. Cavaleiro Sr. Luiz Carlos Joaquim.

Caríssimos, ter sido escolhida para participar de tão egrégia Ordem é uma honra que deposito aos pés da Virgem Maria, a Senhora e Rainha da minha vida! Obrigada, Senhor Jesus!

Abraços em CRISTO e Maria!

Rita de Sá Freire

Dama da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.


Rita com Dom Orani e
Dama Isis Penido

Rita, o marido e amigos do Instituto Plínio Correa de Oliveira (IPCO)