QUARTO DIA
Oração Preparatória
Abri, Senhor, os nossos lábios, para que dignamente louvemos o Vosso Santo Nome, na veneração da Santíssima Virgem Maria. Purificai nossos corações de todos os pensamentos perversos, vãos e inúteis. Iluminai o nosso entendimento, inflamai a nossa vontade, para que possamos fazer a nossa oração com verdadeira humildade, firme confiança e fervorosa devoção e mereçamos ser atendidos e bem despachados perante o Augusto Trono da Vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
Oração de Oferecimento
Virgem Santíssima, gloriosa Mãe de Deus, ó Maria! Eis-nos diante de Vós novamente reunidos para manifestar-Vos a nossa veneração e o nosso amor. Alegramo-nos pela alta dignidade e glória a Vós concedida pelo Deus todo-poderoso. Louvamos e bendizemos ao Senhor, por nos ter dado a Vós por Mãe, por ter adornado do mais perfeito amor o Vosso Puríssimo e Sagrado Coração.
Consagramos a Vós, Virgem Santíssima, todos os dias deste mês e especialmente o dia de hoje. Hoje e sempre Vos escolhemos por nossa protetora e intercessora junto a Jesus, Vosso Filho. A Vós consagramos nosso coração, nosso corpo e nossa alma. Em Vossas mãos entregamos todas as nossas esperanças e consolações, todas as nossas aflições e tribulações. A Vós recomendamos a nossa vida inteira e em particular os últimos instantes dela. Mostrai ser nossa Mãe! Ao Vosso patrocínio recomendamos a Santa Igreja Católica, especialmente o Papa Francisco, todos os bispos, o clero secular e regular, e as benditas almas do purgatório.
Compraza-se o Vosso carinhoso Coração nos nossos cânticos e piedosas orações. Juntamo-las neste mês às orações de todos os fiéis e aos louvores que os Anjos no Céu oferecem a Vós, sua amabilíssima Rainha. Alcançai-nos a graça, a maior de todas, de sermos fiéis a Vós e a Vosso Filho até a morte, para que possamos louvar e amar convosco no Céu a Jesus, Vosso Filho e a Santíssima Trindade, por todos os séculos dos séculos. Amém.
REFLEXÕES DO QUARTO DIA
A Natividade da Santíssima Virgem
1. O nascimento de Maria foi motivo de alegria para o Céu. Nasceu afinal aquela que era destinada a ser a Mãe do Salvador. Ia começar a grande obra da salvação, por estes motivos reinava júbilo no Céu.
Na terra, entretanto, aquele dia passou completamente desapercebido. Embora fosse um dia tão faustoso para o mundo inteiro, não houve manifestações de júbilo, nem alegria, porque ninguém adivinhava a imensa importância do nascimento daquela menina. Sobre o nascimento de Maria, nem a Sagrada Escritura, nem a Tradição nos dão notícia alguma.
Sabemos apenas que Maria teve por pais São Joaquim e Santa Ana, outros pormenores dos primeiros dias da vida dela ignoramos.
2. O nascimento de Maria foi fundamento de esperança para a terra. O mundo suspirava pela vinda do Redentor prometido havia quatro mil anos. Aproxima-se, afinal, o dia em que Ele deve aparecer sobre a terra e livrar os homens do triste cativeiro do demônio.
Assim como a aurora precede o sol, que vem dissipar as trevas da noite e derramar as ondas da sua luz brilhante sobre a terra, assim anuncia o nascimento de Maria a próxima vinda do verdadeiro Sol da justiça, que vem dissipar as trevas da ignorância e do pecado. Alegremo-nos pelo nascimento da futura Mãe do Salvador.
Ajoelhemos junto do berço da futura Rainha do Céu e consagremos-lhe desde já todos os afetos de nossos corações.
3. O nascimento da Santíssima Virgem foi causa de terror para o inferno.
Qual não deveria ser a raiva do demônio ao ver pela primeira vez essa mulher forte, anunciada desde o princípio do mundo que lhe havia de esmagar a cabeça?
Com que ciúme furioso não veria as graças e prerrogativas admiráveis, de que era cumulada desde o primeiro instante da sua existência!
Satanás, o inimigo do gênero humano, por sua astuciosa malícia tinha conseguido no paraíso precipitar o homem na mais tremenda desgraça e o mantinha seguro no seu horrível cativeiro. O gênero humano era dele, podia-se dizer: ninguém o perturbava na sua posse tranquila.
Mas eis que aí vem aquela que deve dar ao mundo o Salvador, que veio combater o demônio, desarmá-lo e vencê-lo.
Quanta raiva infernal, quanto ódio devia sentir o demônio contra esta menina recém-nascida!
Nós fomos remidos do cativeiro do demônio pelo divino Filho da Santíssima Virgem. Sejamos cautelosos para não nos entregarmos por nossa própria culpa de novo à escravidão do demônio, pois se a morte nos surpreender neste estado, a escravidão tornar-se-á eterna e não haverá mais meio para livrar-nos dela.
Rezemos 3 Ave-Marias para louvar a Deus pelo nascimento da Santíssima Virgem.
Orações finais
Ladainha de Nossa Senhora
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo ouvi-nos,
Jesus Cristo ouvi-nos,
Jesus Cristo atendei-nos,
Jesus Cristo atendei-nos,
Deus Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem benigna, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho da justiça, rogai por nós.
Sede da sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de Davi, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do Céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos Anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado, rogai por nós.
Rainha do Santo Rosário, rogai por nós.
Rainha da Paz, rogai por nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor,
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.
Oremos
Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais a Vossos servos gozar uma perpétua saúde do corpo e da alma, e que pela intercessão gloriosa da bem-aventurada sempre Virgem Maria sejamos livres da presente tristeza e gozemos a eterna alegria. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.
Salve Rainha...
Consagração a Maria Santíssima
Santa Maria, Mãe de Deus e Virgem, eu, Vosso indigno servo, escolho a Vós hoje por minha mãe, protetora e advogada, e em prova da minha devoção me ofereço todo a Vós. Em Vós, depois de Jesus, ponho toda a minha esperança. Vós sois a Virgem poderosa, o Auxílio dos Cristãos, o Refúgio dos pecadores, e nunca se ouviu dizer que algum daqueles que pediram o Vosso auxílio fosse por Vós desamparado. A Vós, por isso, neste dia, com toda a confiança me entrego.
Aceitai-me, Senhora amabilíssima, para sempre, no número dos Vossos servos. Sede minha protetora durante toda a minha vida, e quando chegar a minha última hora, assisti-me piedosamente na agonia e deixai-me morrer em paz nos Vossos braços, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria! Amém.