Nossa Senhora da Sabedoria, rogai por nós!


Clique e ofereça uma rosa
a Nossa Senhora

Aperte a tecla F5 ou clique no símbolo (no alto, ao lado do endereço do site) para atualizar a tela


Meditações de Maio

de maio

PRIMEIRO DIA

Oração Preparatória
Abri, Senhor, os nossos lábios, para que dignamente louvemos o Vosso Santo Nome, na veneração da Santíssima Virgem Maria. Purificai nossos corações de todos os pensamentos perversos, vãos e inúteis. Iluminai o nosso entendimento, inflamai a nossa vontade, para que possamos fazer a nossa oração com verdadeira humildade, firme confiança e fervorosa devoção e mereçamos ser atendidos e bem despachados perante o Augusto Trono da Vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor.  Amém.

Oração de Oferecimento
Virgem Santíssima, gloriosa Mãe de Deus, ó Maria! Eis-nos diante de Vós novamente reunidos para manifestar-Vos a nossa veneração e o nosso amor. Alegramo-nos pela alta dignidade e glória a Vós concedida pelo Deus todo-poderoso. Louvamos e bendizemos ao Senhor, por nos ter dado a Vós por Mãe, por ter adornado do mais perfeito amor o Vosso Puríssimo e Sagrado Coração.
Consagramos a Vós, Virgem Santíssima, todos os dias deste mês e especialmente o dia de hoje. Hoje e sempre Vos escolhemos por nossa protetora e intercessora junto a Jesus, Vosso Filho. A Vós consagramos nosso coração, nosso corpo e nossa alma. Em Vossas mãos entregamos todas as nossas esperanças e consolações, todas as nossas aflições e tribulações. A Vós recomendamos a nossa vida inteira e em particular os últimos instantes dela. Mostrai ser nossa Mãe! Ao vosso patrocínio recomendamos a Santa Igreja Católica, especialmente o Papa, todos os bispos, o clero secular e regular, e as benditas almas do purgatório.

Compraza-se o Vosso carinhoso Coração nos nossos cânticos e piedosas orações. Juntamo-las neste mês às orações de todos os fiéis e aos louvores que os Anjos no Céu oferecem a Vós, sua amabilíssima Rainha. Alcançai-nos a graça, a maior de todas, de sermos fiéis a Vós e a Vosso Filho até a morte, para que possamos louvar e amar convosco no Céu a Jesus, Vosso Filho e a Santíssima Trindade, por todos os séculos dos séculos. Amém.

REFLEXÕES DO PRIMEIRO DIA
Sobre os motivos para celebrar com muito fervor o mês de maio
1. Maria Santíssima possui em grau eminente as qualidades mais próprias para inspirar-nos os sentimentos da mais profunda veneração para consigo. 
Ela é a mais santa de todas as criaturas, obra prima das mãos de Deus, Rainha do Céu e da terra, Mãe e protetora dos cristãos, dispensadora de todas as graças. O título principal, porém, pelo que lhe são devidas as nossas homenagens e que excede tudo que o espírito humano pode compreender, é que ela é Mãe de Jesus, Nosso Salvador - é Mãe de Deus!
Esta prerrogativa a torna superior a todos os Anjos e Santos e lhe dá os mais incontestáveis direitos à nossa veneração e ao nosso amor. "Amemos a Mãe de Deus", exclama São Bernardo, "amemo-la com todo o fervor de nossos corações, com toda a ternura dos nossos afetos, tributemos-lhe todas as honras devidas à maternidade divina." 
Com efeito, lembrando-nos de que Maria é Mãe do Criador, nunca teremos por excessivos os testemunhos de nossa veneração; nada nos será bastante para honrar aquela a quem o mesmo Deus tanto honrou. 
Consagremos, pois, este mês à Santíssima Virgem. Vamos todos os dias oferecer-lhe ao pé de seu altar os nossos louvores e o incenso de nosso amor.

2. A devoção à Mãe de Deus em todos os séculos tem sido as delícias dos maiores Santos. Dentre eles, nenhum há que não a tenha amado com ternura e invocado com inabalável confiança. Impossível seria referir tudo que fizeram, disseram e asseveraram para celebrar as grandezas da Santíssima Virgem, para propagar e animar o seu culto, para aumentar o número dos seus devotos e para conquistar-lhe todos os corações. A devoção a Maria Santíssima foi, para todos os Bem-aventurados, um meio poderosíssimo da sua santificação. 
Imitemos o exemplo dos Santos 
Dediquemos à Mãe de Deus sempre uma constante veneração e especialmente neste mês não deixemos um só dia de tributar-lhe as nossas homenagens.
3. São extraordinárias as vantagens da devoção a Maria. 
Muitas vezes se tem dito e nunca se poderá repetir demais, ser a devoção à Santíssima Virgem na opinião dos santos doutores a origem das mais abundantes graças, o feliz presságio de santidade e um dos mais seguros sinais da predestinação para o Céu. 
Nunca cessa esta Mãe celeste de se interessar pela salvação daqueles que a invocam, nem de alcançar-lhes os socorros necessários. 
Santo Anselmo diz que um verdadeiro servo de Maria não pode perecer eternamente. Não esqueçamos, porém, que o meio mais seguro para obter a sua poderosa proteção é uma vida religiosa e a imitação dos seus exemplos e das suas virtudes. 
Esforcemo-nos, pois, para passar este mês santamente, pratiquemos todos os dias alguma virtude por amor da nossa Mãe celeste.

Oração para o primeiro dia do mês de maio
Rainha do Céu e da terra, ó Maria! Indigníssimo como sou de aparecer em vossa presença, venho, todavia, prostrar-me a vossos pés, para oferecer-vos as primícias deste ditoso mês a vós consagrado.  Ó minha Mãe santíssima e amabilíssima! Dignai-vos lançar sobre mim um olhar de bondade, Misericordiosíssima Virgem, sou o último dos vossos servos, mas pretendo ser um daqueles que com mais assiduidade e perseverança vos visitam durante este mês de graças e bênçãos. 
Sim, carinhosa Mãe, visitar-vos-ei o maior número de vezes que puder. Estarei todos os dias junto do vosso altar para bendizer-vos, louvar-vos, implorar a vossa proteção e mostrar-vos o meu amor. Vosso coração maternal, esse coração tão terno e tão compassivo não será insensível a estes meus esforços para agradar-vos, e me concederá neste mês, em toda a minha vida e particularmente na hora da minha morte, as graças e socorros de que preciso. Amém.
Rezemos 3 Ave-Marias para obter uma grande devoção a Maria Santíssima.

Orações finais
Ladainha de Nossa Senhora
Senhor, tende piedade de nós. 
Senhor, tende piedade de nós. 
Jesus Cristo, tende piedade de nós. 
Jesus Cristo, tende piedade de nós. 
Senhor, tende piedade de nós. 
Senhor, tende piedade de nós. 
Jesus Cristo ouvi-nos, 
Jesus Cristo ouvi-nos, 
Jesus Cristo atendei-nos, 
Jesus Cristo atendei-nos, 
Deus Pai dos Céus, tende piedade de nós. 
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós. 
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. 
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós. 
Santa Maria, rogai por nós. 
Santa Mãe de Deus, rogai por nós. 
Santa Virgem das virgens, rogai por nós. 
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós. 
Mãe da divina graça, rogai por nós. 
Mãe puríssima, rogai por nós. 
Mãe castíssima, rogai por nós. 
Mãe imaculada, rogai por nós. 
Mãe intacta, rogai por nós. 
Mãe amável, rogai por nós. 
Mãe admirável, rogai por nós. 
Mãe do bom conselho, rogai por nós. 
Mãe do Criador, rogai por nós. 
Mãe do Salvador, rogai por nós. 
Virgem prudentíssima, rogai por nós. 
Virgem venerável, rogai por nós. 
Virgem louvável, rogai por nós. 
Virgem poderosa, rogai por nós. 
Virgem benigna, rogai por nós. 
Virgem fiel, rogai por nós. 
Espelho da justiça, rogai por nós. 
Sede da sabedoria, rogai por nós. 
Causa da nossa alegria, rogai por nós. 
Vaso espiritual, rogai por nós. 
Vaso honorífico, rogai por nós. 
Vaso insigne de devoção, rogai por nós. 
Rosa mística, rogai por nós. 
Torre de Davi, rogai por nós. 
Torre de marfim, rogai por nós. 
Casa de ouro, rogai por nós. 
Arca da aliança, rogai por nós. 
Porta do Céu, rogai por nós. 
Estrela da manhã, rogai por nós. 
Saúde dos enfermos, rogai por nós. 
Refúgio dos pecadores, rogai por nós. 
Consoladora dos aflitos, rogai por nós. 
Auxílio dos cristãos, rogai por nós. 
Rainha dos Anjos, rogai por nós. 
Rainha dos patriarcas, rogai por nós. 
Rainha dos profetas, rogai por nós. 
Rainha dos apóstolos, rogai por nós. 
Rainha dos mártires, rogai por nós. 
Rainha dos confessores, rogai por nós. 
Rainha das virgens, rogai por nós. 
Rainha de todos os santos, rogai por nós. 
Rainha concebida sem pecado, rogai por nós. 
Rainha do Santo Rosário, rogai por nós. 
Rainha da Paz, rogai por nós. 
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor. 
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor,  
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, 
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 
Amém.
Oremos 
Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais a Vossos servos gozar uma perpétua saúde do corpo e da alma, e que pela intercessão gloriosa da bem-aventurada sempre Virgem Maria sejamos livres da presente tristeza e gozemos a eterna alegria. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Salve Rainha...
Consagração a Maria Santíssima
Santa Maria, Mãe de Deus e Virgem, eu, Vosso indigno servo, escolho a Vós hoje por minha mãe, protetora e advogada, e em prova da minha devoção me ofereço todo a Vós.  Em Vós, depois de Jesus, ponho toda a minha esperança. Vós sois a Virgem poderosa, o Auxílio dos Cristãos, o Refúgio dos pecadores, e nunca se ouviu dizer que algum daqueles que pediram o Vosso auxílio fosse por Vós desamparado. A Vós, por isso, neste dia, com toda a confiança me entrego. 
Aceitai-me, Senhora amabilíssima, para sempre, no número dos Vossos servos. Sede minha protetora durante toda a minha vida, e quando chegar a minha última hora, assisti-me piedosamente na agonia e deixai-me morrer em paz nos Vossos braços, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!  Amém.

 
Institucional
Formação
Postagens Diárias
Devoções
Outros