DEVOÇÃO À SAGRADA FACE DE JESUS

"Ó Jesus Cristo Sacerdote, fazei resplandecer a Vossa Face sobre nós!

Ficai conosco, Senhor. Misericórdia, Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro."

  • BREVE HISTÓRICO DA DEVOÇÃO À SAGRADA FACE

Irmã Maria Pierina de Micheli tomou o hábito das Filhas da Imaculada Conceição no dia 14 de maio de 1914.

Alma ardente de amor a Jesus e às almas entregou-se desde logo incondicionalmente ao Esposo Divino, e Ele a fez objeto de suas complacências.
Desde criança, praticava atos de reparação, os quais, aos poucos, levaram-na a uma imolação completa de si mesma. Por isso, não é de admirar, que, quando menina de 12 anos apenas, na Sexta-feira Santa, na Igreja de São Pedro em Milão, ouvisse uma voz bem clara a dizer-lhe: 

“Ninguém me dá um beijo de amor na Face, para reparar o beijo de Judas”.

Quando noviça ainda, obteve a licença de fazer a adoração noturna, e quando na noite de Quinta-feira Santa estava rezando diante do Crucificado, escutou as Palavras:

“Beija-Me!”

 Irmã Pierina obedeceu sem demora, e seus lábios, em vez de pousar sobre uma face de gesso, sentiram viva a Face de Jesus. A noite inteira passou na Igreja, pois, quando a Madre Superiora ali a encontrou, já era de manhã. O coração abalado com o sofrimento de Jesus, sentiu o desejo de reparar os ultrajes que Ele recebera na Sagrada Face e continua a receber cada dia no Santíssimo Sacramento.

Em 1919, Irmã Pierina é transferida para a casa-mãe em Buenos Aires. Ali, no dia 12 de abril de 1920, quando durante uma oração se queixava de suas aflições, Jesus se lhe manifestou ensanguentado, e com ternura e dor ao mesmo tempo lhe disse:

E Eu, que é que fiz?!” (Para sofrer tanto)

“Destas palavras nunca me esquecerei”, escreveu Irmã Maria Pierina em seu diário.

Mas agora compreendia a devoção a Sagrada Face, que daí em diante se tornou seu livro de meditação.

Em 1921, voltou para Milão, onde continuou a intensificar seu amor a Jesus. Eleita, logo depois, Superiora da casa de Milão, não tardou a ser nomeada Superiora regional da Itália. Mas, apesar de seus muitos trabalhos, não deixou de ser apóstola da devoção à Sagrada Face, tanto entre suas Irmãs como entre as pessoas conhecidas; contudo, procurando sempre ocultar seus privilégios divinos, dos quais as próprias Irmãs de hábito, raríssimas vezes, foram testemunhas. Irmã Maria Pierina, um dia, até pediu a Jesus que sua vida passasse desapercebida; pedido que lhe foi concedido.

Com o passar dos anos, Jesus se lhe manifestava de vez em quando, ora triste, ora ensanguentado, pedindo sempre reparação. E foi por isso que o desejo de sofrer e de se sacrificar pelas almas cresceu mais e mais no coração de Irmã Maria Pierina.
Durante a oração noturna da primeira sexta-feira da Quaresma de 1936, Jesus, depois de havê-la feito participante das dores da agonia do Getsêmani, disse-lhe, mostrando Sua Face coberta de sangue e tomada de grande tristeza:

"Quero que minha Face, que reflete a íntima aflição de Meu ânimo, a dor de Meu coração, seja mais honrada. Quem Me contempla, Me consola! ”

Na terça-feira santa daquele ano, Jesus tornou a dizer-lhe: 

Cada vez que se contemplar Minha Face, derramarei Meu Amor nos corações, e por meio de Minha Sagrada Face obter-se-á a salvação de muitas almas”.

Na terça-feira santa de 1937, depois de ter sido instruída na devoção à Sagrada Face, conforme ela escreveu, Jesus lhe disse: 

Pode ser que algumas almas receiem que a devoção e o culto da Minha Face venham a diminuir a do Meu Coração. Diga-lhes que, ao contrário, será completada e aumentada. Contemplando Minha Face, as almas participarão de Minhas Dores e sentirão a necessidade de amar e reparar. Pois, não será esta a verdadeira devoção a Meu coração?”

Essas manifestações de Jesus tornavam-se cada vez mais insistentes. Em maio de 1938, quando ela estava rezando, apareceu-lhe sobre o altar numa esfera de luz uma senhora, que tinha na mão um escapulário, firmado de dois paninhos de flanela unido por uma corda. Em um se viu a imagem da Sagrada Face de Jesus com as palavras: “Ilumina Domine, vultum tuum super nos!” (Fazei resplandecer sobre nós, Senhor Vossa Face) (SI 66) e no outro uma hóstia, cercada de raios e com as palavras em volta: “Mane nobiscum, Domine!” (Ficai conosco, Senhor) (Lc 24,29).

Lentamente, esta Senhora então se aproximou e lhe disse: “Escuta bem e transmite a teu padre confessor que este escapulário é uma arma de defesa, um escudo de fortaleza, um penhor de misericórdia, que Jesus quer dar ao mundo nestes tempos de sensualidade e de ódio contra Deus e a Igreja. Os verdadeiros apóstolos são poucos. É necessário um remédio divino, e este remédio é a Sagrada Face de Jesus. Todos aqueles, que trouxerem um escapulário como este, e fizerem, sendo-lhes possível, uma visita cada terça-feira ao Santíssimo Sacramento, para reparar os ultrajes que recebeu a Face de meu Filho Jesus durante sua Paixão, e que recebe cada dia no Sacramento Eucaristia, serão fortificados na fé, estarão prontos para defendê-la, e hão de superar todas as dificuldades internas e externas. E além disso, terão uma morte serena sob o olhar de meu Filho Divino”.

Também, os avisos de Nossa Senhora se tornavam cada vez mais insistentes, e Ela disse que não estava em poder de Irmã Maria Pierina executá-los, e precisava da licença de quem guiava sua alma, e de dinheiro para custear as despesas.
No mesmo ano, Jesus lhe apareceu de novo e, ainda suando sangue, disse com grande tristeza:

Vê como sofro! E por poucos sou compreendido. Quanta ingratidão por parte daqueles que dizem que Me amam! Tenho dado Meu coração como objeto sensibilíssimo de Meu grande Amor pelos Homens, e dou Minha Face como objeto sensível de Minha dor pelos pecados dos homens. Quero que ela seja honrada com uma festa própria na terça-feira da quinquagésima, festa precedida por uma novena, durante a qual todos os fiéis façam reparação Comigo, unindo-se à participação da Minha dor”.

Em 1939, Jesus lhe disse novamente:

Quero que Minha Face seja venerada, particularmente, nas terças-feiras”.

Madre Maria Pierina julgava mais urgente o pedido de Nossa Senhora: solicitou por isso, logo de seu diretor espiritual a devida licença, e pôs mãos às obra, embora lhe faltassem todos os meios. O fotógrafo Brunnert lhe deu licença para cunhar medalhas conforme o quadro reproduzido por ele da sagrada Síndone de Turim, e em nove de agosto de 1940 recebeu também a devida licença da Cúria de Milão, permitindo fazer medalhas da Sagrada Face, o que até então era proibido. Mas como executar seu desejo sem recurso algum? Certo dia de manhã, quando Irmã Maria Pierina entrou em seu quarto, encontrou na mesa um envelope, que continha onze mil e duzentas Liras, precisamente a quantia das despesas.

O demônio, enraivecido por isso, atormentou aquela alma para impedir-lhe a divulgação da medalha; jogou-a pelos corredores, pelas escadas e atirou-lhe quadros e imagens da Sagrada Face. Mas Irmã Maria Pierina suportou tudo isso e ofereceu também estes sofrimentos para que a Sagrada Face fosse venerada.
Preocupada por ter mandado fazer medalhas e não escapulários, a Irmã recorreu a Nossa Senhora.

No dia sete de abril de 1943, a Santíssima Virgem lhe apareceu e disse: “Minha filha, não se preocupe, pois, o escapulário é substituído pela medalha, com as mesmas promessas e favores. Só resta difundi-las mais ainda. Ora, interessa-me muito a festa da Sagrada Face de meu Divino Filho. Diga-o ao Papa, que esta festa tanto me interessa”. Em seguida abençoou-a e desapareceu.

A mensagem confiada à piedosa Religiosa não podia ser mais suave e precisa; suave com relação à Sagrada Face do Redentor e à Santa Hóstia; preciosa com relação à segura conservação da fé e à morte mais auspiciosa.

A medalha foi cunhada, sendo a primeira enviada ao Santo Padre, gloriosamente reinante. Depois, começou a ser distribuída e logo, reconhecida como miraculosa. Soldados, burgueses, homens, mulheres, jovens, velhos, crianças, sãos, enfermos, presos, prisioneiros de guerra, cristãos, bêbados: todos experimentaram seu prodigioso efeito. Na terra, no mar, nos aeroplanos, nos submarinos, alcançaram-se graças e milagres sem fim, quase incríveis. Não há notícia de um só condenado à morte que, tendo levado a medalha, tivesse sido executado: todos foram salvos.

Madre Maria Pierina faleceu, unindo-se Àquele que amou tanto, em 26 de julho de 1945. Sua morte não teve as características da morte dos homens em geral; foi uma passagem de amor, como ela mesma escreveu em seu diário no dia 19 de julho de 1941: “Tenho sentido uma imensa necessidade de viver sempre mais unida a Jesus, de amá-lo intensamente, para que minha morte seja uma passagem de amor ao Meu Jesus”.

Para merecer as graças da medalha da Sagrada Face, é preciso trazê-la, e rezar cada dia cinco glórias ao Pai em honra da Divina Face. Fazendo assim, com certeza absoluta terá, cedo ou tarde, a prova de trazer consigo um poderoso escudo de proteção.

Muito me agrada a difusão que fazes de minha imagem. Abençoarei particularmente as famílias em cuja casa minha Face é venerada. Nesses lares, os pecadores se converterão, se Me contemplarem; os bons se aperfeiçoarão e os tíbios se tornarão fervorosos.
Abençoarei seus interesses, tomarei providências quanto a seus problemas, e os ajudarei em suas necessidades, tanto espirituais como materiais.Ao contemplar-Me dizei: misericórdia, Jesus, compadecei-Vos de nós e do mundo inteiro” (dito no dia 20 de abril de 1968, conforme o livro Pensieri e Riflessioni, nº III, p.55, editado pela casa “Madre Del Divino Amore”, Viale Lunigiana, 30 – Milano).

Desejo que faças uma grande difusão de minha Imagem. Quero entrar em cada família e converter os corações mais duros. Leva-Me aos hospitais, as casas de caridade, às escolas e aos asilos, e fala a todos de meu amor, que é infinito. Eu te ajudarei a encontrar novos apóstolos. Eles serão meus eleitos, e como prediletos terão um lugar especial em meu coração. Suas famílias serão abençoadas, como também seus múltiplos afazeres. Cumprir-se-á o que disse no Santo Evangelho: será concedido tudo a quem em primeiro lugar procurar o Reino de Deus e sua Justiça” (dito no dia 25 de abril de 1969, conforme se lê na página 4 do livro Preghiamo Insieme, editado pela casa acima indicada.)

“Aqueles que se empenham em propagar a minha devoção rezem a seguinte consagração:  Ó Bom Jesus, que quereis salvar o mundo de hoje com aquele infinito amor com que foi criado e redimido, incluí-me também no número daqueles que querem trabalhar pelo triunfo de vosso Reino de amor na terra.
Receba para este fim a total entrega de todo o meu ser. Disponde de mim. Quero difundir a imagem de vossa Divina Face, para que em todas as almas vossa imagem se renove.
Jesus, operai milagres de conversão! Chamai apóstolos desta nova era, que por sua vez se encarreguem desta nova missão. Que ondas de vosso misericordioso amor se espalhem sobre o mundo inteiro, e afundando e destruindo os males, renovem a terra, e façam os homens, ao sentir seus corações tomados de caridade, voltarem a viver o Santo Evangelho à luz deste Sol que é Vossa Face”.

____________________________________________________________


  • PROMESSAS DE JESUS SOBRE A SAGRADA FACE E ELEMENTOS DE DEVOÇÃO

Jesus prometeu muitas graças aos devotos da Sagrada Face. Ele disse à irmã Maria de São Pedro:

  • “Pela minha Sagrada Face vocês farão maravilhas!
  • Pela minha Sagrada Face vocês obterão a conversão de muitos pecadores.
  • Nada do que pedirem em virtude da Sagrada Face lhes será recusado. Oh, se vocês soubessem como a minha Face é agradável aos olhos de meu Pai.
  • Cada vez que a apresentarem ao meu Pai, minha boca estará aberta para defender sua causa.
  • Na proporção que vocês cuidam para reparar a minha Face desfigurada pelas blasfêmias, vou cuidar das suas que estão desfiguradas pelo pecado.
  • Vou imprimir nelas a minha Imagem e torná-las tão bonitas como eram lavadas nas águas do Batismo.
  • Minha Face é o selo da Divindade que tem a virtude de reproduzir a imagem de Deus nas almas.
  • Aqueles que por palavras, escritos ou orações defenderem a minha causa na Obra de Reparação, especialmente meus sacerdotes, serão defendidos por mim diante de meu Pai, e lhes darei o meu Reino.
  • Como em um Reino se pode adquirir tudo o que é desejado com uma moeda carimbada com a Face do Rei, assim também no Reino dos Céus, vocês obterão tudo o que desejarem com a moeda preciosa da minha Sagrada Face.
  • Aqueles que na Terra contemplarem as Chagas da minha Face irão contemplá-la radiantes no Céu com a glória. Eles receberão uma irradiação luminosa e constante de minha Divindade em suas almas, que pela sua semelhança com a minha Face, brilharão com esplendor especial no Céu. Toda vez que alguém contemplar a minha Face, eu derramarei o meu amor nos corações. Vou defendê-los. Vou preservá-los e lhes assegurarei a perseverança final. ”

________________________________________________________

 

  • ELEMENTOS DE DEVOÇÃO
  • Imagem (quadro)

A devoção deverá ser feita diante de um imagem impressa da Sagrada Face para que a imagem fique impressa em suas mentes e corações, deve ser a imagem impressa no Santo Sudário (capa do livro).

“Desejo que faças uma grande difusão de minha Imagem. Quero entrar em cada família e converter os corações mais duros. Leva-Me aos hospitais, as casas de caridade, às escolas e aos asilos, e fala a todos de meu amor, que é infinito. Eu te ajudarei a encontrar novos apóstolos. Eles serão meus eleitos, e como prediletos terão um lugar especial em meu coração. Suas famílias serão abençoadas, como também seus múltiplos afazeres. Cumprir-se-á o que disse no Santo Evangelho: será concedido tudo a quem em primeiro lugar procurar o Reino de Deus e sua Justiça.
Ao contemplar a imagem da Sagrada Face dizer:

“Misericórdia, Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro”.
“Minha face, que reflete a íntima aflição de meu ânimo e a dor de meu coração, seja mais honrada. Quem me comtempla, me consola! ”

“Ninguém me dá um beijo de amor na Face para reparar o beijo de judas?”

  • Festa

Quero que ela seja honrada com uma festa própria na terça-feira da quinquagésima, festa precedida por uma novena, durante a qual todos os fiéis façam reparação Comigo, unindo-se à participação da Minha dor”.

  • Novena

“Quero que Minha Face seja venerada particularmente nas terças-feiras”.

  • Medalha

Para os portadores da medalha ou do escapulário, fazer uma visita a cada terça-feira ao Santíssimo Sacramento, para reparar os ultrajes que recebeu a Face Jesus.

“Fique tranquila, a medalha substitui o escapulário com todas as suas graças”.

 

  • ADORAÇÃO À SAGRADA FACE.

Que Jesus seja bendito.
Bendita seja a Santa Face de Jesus.
Bendita seja a Santa Face na majestade e formosura de seus traços celestiais.
Bendita seja a Santa Face na Transfiguração do Tabor.
Bendita seja a Santa Face no suor de sangue de sua agonia.
Bendita seja a Santa Face nas humilhações da Paixão.
Bendita seja a Santa Face nas dores da morte.

Bendita seja a Santa Face na glória da Ressurreição. Bendita seja a Santa Face nos esplendores da luz eterna

 

  • ORAÇÃO À SAGRADA FACE (Composta por Santa Teresinha)
  • Jesus, que na Vossa crudelíssima Paixão Vos tornastes "o opróbrio dos homens e o homem das dores", eu adoro a Vossa Divina Face sobre a qual resplandecem a beleza e ternura da Divindade e que agora se tornou para mim como a face de um "leproso" (Is. 53,4).
  • Mas sob estes traços desfigurados reconheço o Vosso infinito amor e ardentemente desejo amar-Vos e fazer-Vos amar por todos os homens.
    As lágrimas que com tanta abundância correram dos Vossos olhos, se me afiguram quais pérolas preciosas, que eu quisera recolher para, com seu valor infinito, resgatar as almas dos pobres pecadores.
  • Jesus, Vossa Face é a única beleza que encanta o meu coração, de boa mente quero renunciar na terra à doçura do Vosso olhar e ao inefável ósculo de Vossa boca divina, mas suplico-Vos, imprimi em meu coração Vossa Divina Imagem, e inflamai-me com Vosso amor, a fim de que possa um dia contemplar a Vossa Face gloriosa no Céu. Amém.

 

  • OFERECIMENTO DA SAGRADA FACE DE JESUS AO ETERNO PAI

“Pai nosso que estais no Céu, Deus de amor infinito, cheio de bondade e misericórdia, pelo Coração Imaculado de Maria, Mãe das dores, em união com São José, todos os Santos Anjos, Santos Bem-Aventurados e em nome de toda a humanidade, assim como de todas as almas do purgatório, ofereço-vos a Face cheia de lágrimas e sangue do Vosso amantíssimo Filho. Ofereço-a com inefável amor, juntamente com cada respiração, pulsação, pensamentos, palavras e ações de todos os seres humanos. Eu vos ofereço esta Santíssima e adorável Face com todo amor em expiação de todos os pecados do mundo, em reparação de todas as blasfêmias, para apaziguar a Vossa divina Cólera, para iluminar os sacerdotes e religiosos, pela conversão dos pecadores, especialmente os mais obstinados, para alívio das almas do purgatório e de um modo especial pelas almas dos sacerdotes defuntos. Amém. ”

 

  • LADAINHA DA SAGRADA FACE SENHOR

Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do Mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Sagrada Face do Filho de Deus vivo, tende piedade de nós.
Sagrada Face, espelho da majestade divina, tende piedade de nós.
Sagrada Face do nosso Salvador, tende piedade de nós.
Sagrada Face, inundada de suor e sangue, tende piedade de nós.
Sagrada Face, humilhada pelo beijo do traidor, tende piedade de nós.
Sagrada Face, barbaramente contundida por bofetões, tende piedade de nós.
Sagrada Face, acumulada de ignomínias e insultos, tende piedade de nós.

Sagrada Face, coberta de um véu e cinicamente ludibriada, tende piedade de nós.
Sagrada Face, atormentada por febre e sede, tende piedade de nós.
Sagrada Face, no julgamento, perante a multidão amotinada, tende piedade de nós.
Sagrada Face, banhada de lágrimas de dor, tende piedade de nós.
Sagrada Face, impressa na toalha de Verônica, tende piedade de nós.
Sagrada Face, coberta de blasfêmias horrendas, tende piedade de nós.
Sagrada Face, ao morrer na Cruz, inclinada para nós, tende piedade de nós.
Sagrada Face, desfigurada por feridas e golpes, tende piedade de nós.
Sagrada Face, revelada milagrosamente no Santo Sudário, tende piedade de nós.
Sagrada Face, glorificada pela ressurreição, tende piedade de nós.
Sagrada Face, alegria de todos os anjos e santos, tende piedade de nós.
Sagrada Face, por cuja veneração alcançamos auxílio nas angústias, tende piedade de nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, mostrai-nos a Vossa Sagrada Face, volvei a nós Vossa Sagrada Face, a fim de sermos salvos. Amém.

 

Oração:

  • Oh meu Jesus, lançai sobre nós um olhar de misericórdia. Voltai o Vosso Rosto para cada um de nós, como o fizestes para Verônica, não para O vermos com os olhos do corpo, pois não o merecemos, mas voltai-O para os nossos corações, a fim de que, lembrando-nos de Vós, possamos sempre beber nesta fonte de graça o vigor necessário para enfrentar os combates que temos de travar.
  • Divino Salvador, cuja Face adorável se inclinou tão misericordiosamente sobre a árvore da Cruz, no dia da Paixão, pela salvação do mundo: hoje ainda, por piedade, inclinai-A para nós, pobres pecadores; deixai cair sobre nós um olhar de compaixão, e admiti-nos ao ósculo da paz. Amém.

 

  • CONSAGRAÇÃO À SAGRADA FACE:

Boníssimo Jesus, que quereis salvar o mundo de hoje, com aquele infinito amor com que fora criado e redimido. Incluí-me também no número dos que realmente trabalham pelo triunfo do vosso Reino de Amor na terra. Recebei para esse fim a total entrega de todo o meu ser, dispondo de mim. Quero difundir a Imagem de Vossa Divina Face e as misericórdias do Vosso Sacratíssimo Coração para que a Vossa Imagem ilumine e vivifique todas as almas. JESUS, operai milagres de conversão! Chamais os apóstolos para esta nova época, que por sua vez se encarreguem dessa sublime missão. Que as ondas do vosso misericordioso Amor se espalhem sobre o mundo inteiro, e afundando o maligno e destruindo os males, renovem a terra e façam os homens, ao sentirem os seus corações tomados de caridade, viverem o Novo Testamento à Luz desse Sol que é a Vossa Divina FACE e as misericórdias do vosso Sacratíssimo Coração. Amém.

“Senhor, fazei resplandecer Vossa Sagrada FACE sobre nós. ”
“Ao Cordeiro de Deus que se assenta no trono e habita nos Sacrários, toda honra, louvor, poder e glória, agora e para sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém. ”

_________________________________________________________

 

  • NOVENA À SAGRADA FACE (iniciar sempre às terças-feiras)

Primeiro Dia (terça-feira)

Oração inicial

Senhor, eu procuro a Vossa Face! Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito. Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instrui-me no caminho dos Vossos mandamentos.

Eterno Pai, contemplai a Face do Vosso Filho e por seus infinitos merecimentos concedei-me um ardente desejo de reparar as injúrias feitas à Vossa Divina Majestade e a graça que desejo alcançar nesta novena. Assim seja. Oh! Amorosíssimo Jesus! Não somente Vossa Palavra, mas também a expressão de Vossa Face abrasada em amor, nos revelam, no Cenáculo, a veemência com que Vosso Coração desejava a hora de dar-nos a Eucaristia! Inflamai meu coração de amor por este sacramento adorável, visitando-o e recebendo-o frequentemente com a pureza dos anjos.

Consideração:
Se Jesus me ama, se a Sua Face me procura, o que me detêm? Que me pede Jesus, senão amor e confiança? Negar-lhe-ei?

Virtude a praticar:
Desprendei-vos, pelo menos de coração, de todas as coisas da terra. Seja Jesus o vosso tesouro.
Oração Final

Deus todo-poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.

 

Segundo Dia (quarta-feira)

Oração inicial

Senhor, eu procuro a Vossa Face! Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito. Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instrui-me no caminho dos Vossos mandamentos.

Oh! Vítima Divina, meu doce Jesus! Vossa Face adorável, banhada em suor de sangue em Getsêmani, me descobre a grandeza de Vossas dores e a gravidade dos meus pecados; Dai- me a mim e a todos os pecadores um sincero arrependimento com firmíssimo propósito de nunca mais pecar.

Consideração: Por toda a parte onde se mostrou sobre a terra, a Sagrada Face abençoou, perdoou, curou e fez o bem... Jesus dirige o mundo com Seu olhar! Eu O invoco; porque não serei atendido?

Virtude a praticar: Sede dócil às inspirações da graça. O olhar de Jesus que vos solicita é uma graça; entregai-vos à sua celeste influência.

Oração Final

Deus todo-poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.

 

Terceiro Dia (quinta-feira)

Oração inicial

Senhor, eu procuro a Vossa Face! Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito. Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instrui-me no caminho dos Vossos mandamentos.

Oh! Meu amabilíssimo Jesus! Vossa Face augusta e serena teve uma expressão de dor imensa ao receber o beijo do traidor. Dai-me a graça, eu vos suplico, de participar da Vossa íntima aflição pelos sacrilégios que cometem os que Vos recebem em pecado mortal no Sacramento de amor, desagravando assim a traição de Judas.

Consideração: Sim, eu sei, meu Redentor está vivo. Esta mesma Face que eu contemplo, hoje tão amargurada pela traição de um apóstolo infiel, hei de contemplar um dia radiante de graça e de esplendores. E, se eu for fiel, assim a contemplarei por toda a eternidade. Meu Bom Jesus, mostrai-me a Vossa Face.

Virtude a praticar: Fidelidade em observar os mandamentos divinos. "Falai, Senhor, Vosso servo Vos escuta."

Oração Final

Deus todo-poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.

 

Quarto Dia (sexta-feira)

Oração inicial

Senhor, eu procuro a Vossa Face! Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito. Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instrui-me no caminho dos Vossos mandamentos.

Oh! Meu dulcíssimo Jesus! Vossa Face de infinita bondade é objeto do mais vil insulto inferido pela cruel mão de um servo em casa de Anaz. Assim Vos tratam, meu doce Salvador, porque aborrecem Vossas palavras de justiça e de caridade sem limites. Não permitais que eu jamais tome vingança dos meus inimigos, mas que os perdoe sempre e de todo o coração.

Consideração: Devo oferecer-me inteiramente a Deus, para fazer só a sua adorável vontade; farei esse oferecimento em união com Jesus orando, a Face contra a terra, no Jardim das Oliveiras.

Virtude a praticar: Fazei penitência; excitai-vos à contrição dos vossos pecados e dos pecados alheios; Aceitai, em espírito de expiação, as penas e as amarguras que Deus aprouver enviar-nos.

Oração Final

Deus todo-poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.

 

Quinto Dia (sábado)

Oração inicial

Senhor, eu procuro a Vossa Face! Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito. Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instrui-me no caminho dos Vossos mandamentos.

Oh! Meu pacientíssimo Jesus! Na noite tenebrosa de Vossa Paixão, Vossa Face sacrossanta tornou-se semelhante à de um leproso! Desprezos, escarros, bofetadas e injúrias sem número, desfiguraram Vosso formoso semblante! Perdoai, Senhor, Vosso povo ingrato que com suas blasfêmias, sensualidade e crimes de toda a espécie, renovam tão horríveis afrontas à Vossa Face augusta e veneranda! Perdoai, Senhor!

Consideração: Jesus tem os olhos cerrados para não ver os meus pecados... Continuarei nas minhas iniquidades? Até quando afrontarei essa Face que pacientemente sofre e me espera?... Até quando? ... Até quando? Não a consolarei com a minha entrega total?

Virtude a praticar: Tende a coragem da fé, não temais o olhar e a palavra dos homens, quando se tratar de um dever a cumprir ou de uma falta a evitar.

Oração Final

Deus todo-poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.

 

Sexto Dia (domingo)

Oração inicial

Senhor, eu procuro a Vossa Face! Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito. Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instrui-me no caminho dos Vossos mandamentos.

Soberano Rei e Salvador! A majestosa dignidade de Vossa Face, vilipendiada e coroada de espinhos, proclamou solenemente Vossa realeza sobre as nações, confirmadas pela profética voz de Pilatos diante do povo judaico ao dizer: "Eis aqui o Vosso Rei". Concedei-me, ó Rei da Glória, um ardoroso zelo para propagar Vosso Reino, ainda que seja à custa da minha vida.

Consideração: Acabrunhado sob o peso de minhas iniquidades, que farei diante do meu divino Rei? Porque hesitas, minha alma... Não é Ele o teu Salvador?... Por acaso a Sua Face não te contempla com doçura e amor? Cheia de confiança, prostra-te aos pés do teu Jesus, dizendo-lhe de todo o coração: "Meu Senhor e meu Rei! Eis aqui minha alma e meu corpo: eu me ponho, inteiramente, sob o império de Vossa Face ultrajada". Reinai sobre mim para sempre!

Virtude a praticar: Fazer morrer em nós, pela mortificação, todos os desejos e movimentos aviltantes que poderiam ofender a Sagrada Face e renovar as suas dores.

Oração Final

Deus todo-poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.

 

Sétimo Dia (segunda-feira)

Oração inicial

Senhor, eu procuro a Vossa Face! Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito. Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instrui-me no caminho dos Vossos mandamentos.

Oh! Meu querido e generosíssimo Jesus! Vossa Face de Deus-Homem se iluminou, subitamente, com os resplendores de um Santo gozo, ao estreitar em Vossos braços a suspirada cruz. Dai-me coragem para tomar minha cruz e seguir-vos com ânimo constante e generoso até o fim de minha vida.

Consideração: Se eu amo e me compadeço, verdadeiramente dos ultrajes sofridos pela Face adorável do meu Salvador, devo amar meus irmãos desgarrados e pedir a Deus que os converta.

Virtude a praticar: Que o zelo de reparação vos inflame! Exercei-o por meio de comunhões, orações, palavras e exemplos, enfim, por todos os meios que à vista do mal cometido deve inspirar-vos.

Oração Final

Deus todo-poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.

 

Oitavo Dia (terça-feira)

Oração inicial

Senhor, eu procuro a Vossa Face! Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito. Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instrui-me no caminho dos Vossos mandamentos.

Oh! Meu terníssimo Jesus! Qual não deve ter sido a expressão de doçura da Vossa Face, quando Verônica se aproximou de vós para enxugá-la! Com que amorosa gratidão a contemplastes e qual não foi o seu assombro ao achar impressa em seu véu a Vossa Face desfigurada, mas cheia de amor!...

Fazei que eu contemple, meu amado Redentor, Vossa Paixão com tanto amor e ternura que os traços da Vossa Face fiquem gravados em meu coração.

Consideração: Meditando no amor de Deus por mim, que vejo estampado em Sua Face retalhada e amortecida, ainda terei dificuldade em esquecer os males que me causaram, de perdoar os que me ofenderam, de qualquer maneira, de amar sinceramente o meu próximo e pedir a salvação para todos os homens?

Virtude a praticar: Suportai pacientemente as injúrias e as friezas do vosso próximo, aceitai o que elas têm de penoso para o coração, em espírito de reparação, por tudo o que Jesus sofreu em Sua Face adorável.

Oração Final

Deus todo-poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja

 

Nono Dia (quarta-feira)

Oração inicial

Senhor, eu procuro a Vossa Face! Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito. Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instrui-me no caminho dos Vossos mandamentos.

Oh! Meu Santíssimo e amado Jesus! Vossa Face de reparador divino, coberta pelas sombras da morte, aplacou a justiça do Eterno Pai, e Vossas últimas palavras foram penhor seguro de eterna felicidade. Que minha vida e minha morte sejam uma contínua reparação unida à Vossa e à de Vossa Mãe Santíssima, a quem invocarei sempre com o nome de MÃE.

Consideração: Quando irei e aparecerei diante da Face de meu Deus? Quando O verei face a face?...

Virtude a praticar: "Quem Me contempla Me consola! Se alguém contemplar a minha Face Eu derramarei o meu amor nos corações e por meio da minha Face se obterá a salvação de muitos pecadores!" Almas generosas, procurai e contemplai sempre a adorável Face de Jesus!

Oração Final

Deus todo-poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.

____________________________________________________________

 

  • TERÇO DA SAGRADA FACE (REZAR  DIARIAMENTE)

CANTO: Ó FACE DO REDENTOR
(canta-se igual “Vitória tu Reinarás”)
REFRÃO - Ó Face do Redentor. A vós, todo nosso amor (bis)

  • Ó Face adorável, Refúgio do pecador, asilo inefável, conforto em nossa dor!
  • Em vós encontraremos. A graça e o perdão!  No céu louvar-vos-emos. Ò Fonte de salvação!
  • Jesus, nos vos pedimos. Por vossa morte atroz. Que a Luz da vossa Face. Resplenda sobre nós!

 

Pai Nosso, Ave Maria e o Creio.

Nas contas do Pai Nosso, rezar:

Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instante o pedimos e Vós Príncipe da Milícia Celeste, pelo Divino Poder, precipitai ao inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Pai Eterno, ofereço-vos a Face adorável de Vosso Divino Filho para abrandar a cólera de Vossa Justiça, obter a conversão do clero, o perdão dos pecadores e o alívio das almas do purgatório

Nas contas da Ave Maria, rezar:

“Oh! Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro. ”  No final, rezar três Ave-Marias em louvor das dores de Nossa Senhora.
1ª - Em honra as dores de Nossa Senhora que sofreu ao ver Jesus carregar a Cruz;
2ª - Em honra as dores de Nossa Senhora que sofreu ao ver Jesus ser pregado e morrer na cruz; 3ª - Em louvor as dores de Nossa Senhora que sofreu ao recebê-lo morto em seus braços.

No fim de cada Ave-Maria acrescentar a jaculatória: Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

No encerramento, rezar:

“Face adorável de meu Jesus, meu único amor, minha luz e minha vida, fazei que veja somente a vós, nada conheça fora de vós, ame-vos unicamente, e que, enfim, não viva a não ser convosco, de vós, por vós e para vós. Assim seja. Amém!”

 

  • BENÇÃO LITÚRGICA

O Senhor vos abençoe e vos guarde. Amém!

O Senhor mostre a Sua Face e compadeça de vós. Amém!

O Senhor volva seu Rosto para vós e vos dê a Paz. Amém!

O Senhor vos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 
Institucional
Formação
Postagens Diárias
Devoções
Outros